sábado, 27 de abril de 2013

Se eu fosse...

Se eu fosse...

... um objecto, seria um espanta-espiritos.

... um número, seria o 10.

... uma direcção, seria o Oeste, onde o sol se põe.

... uma palavra, seria Olá.

... uma fruta, seria um morango.

... um animal, seria um corvo.

... uma flor, seria um narciso.

... um mês, seria Maio.

... um dia da semana, seria Sábado.

... uma hora do dia, seria 3 da manhã.

... um clima, seria temperado.

... um líquido, seria água.

... um sabor, seria café vienense.

... uma música, seria The Flower Duet.


... um elemento, seria fogo.


... uma parte do corpo, seria coração.

... um sentimento, seria o amor.

... um lugar, seria uma floresta.

... um móvel, seria uma cama.

... um som, seria o canto dos pássaros.

... uma cor, seria Azul.

... uma pedra preciosa, seria uma Safira.

... uma forma, seria um círculo.

... outra pessoa, seria muito chato...  ;)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aventuras da maternidade...

Quer seja aqui ou nas redes sociais, nunca escrevo sobre a minha filha. Sinceramente, aquelas mensagens de "amo-te muito a minha filha", ou "quem tem a melhor filha do mundo tem de partilhar a imagem" parecem um bocado forçadas. Se amamos os filhos/ pais/ marido/ etc, temos de "provar" alguma coisa?? 
Bem, mas como eu ia dizendo: nunca falo, mas hoje vou falar. Porque infelizmente eles não vêm com livros de instruções (WHY??), e temos de ir aprendendo dia a dia.

Imagem retirada do Google
Ora bem, para quem acha que estar todo o dia, 24/7 com uma criança de 4 anos é "moleza", think again. Primeiro foram as cólicas. Durante uns bons meses, sempre por volta das 3:30am ela acordava. Choro e mais choro, o pai ia embala-la (sempre teve mais jeito que eu), mas claro, eu ficava acordada também. Tentávamos tudo, inclusivé o "método índio" que, até resultou umas vezes, mas depois que ela se sentia livre, acordava e vá de chorar de novo. Durante uns anos não soube o que era dormir uma noite inteira.

Depois foi toda a aventura de aprender a andar. A rapariga saíu à mãe e nunca gatinhou, que já era grande demais, e gatinhar era para bebés. A chupeta também deixou-a aos 6 meses... Eu morria de medo das quedas, mas o engraçado é que ela caíu sempre onde eu menos esperava. Até nas escadas, comigo ao lado...  :( 

Ah, e não esqueçamos as birras... Terrible 2s?? Nahh... Terrible 3s! Birras de fazer as pessoas ir às janelas ver quem estava assassinando uma criancinha. E não estou a exagerar. Uma vez uma das birras durou meia hora em plena rua. Outra foi por volta das 3am cá em casa... Birras de nos fazer exasperar e não saber o que fazer. Se tentávamos consola-la, chorava mais. Se virávamos as costas, chorava mais ainda. Se esperávamos e tentávamos ignorar, o choro não passava. E dizer o que era? Nop... Ela simplesmente descontrolava-se. Algumas pessoas até disseram que a criança devia estar possuída, que devíamos leva-la para "alguém" a ver, pois estas birras não eram normais...  :/


Depois chegou o "potty train". Oh yes, o potty train... E há tanto para falar sobre isso....
Parece que toda a gente tem uma opinião definida sobre o assunto.
"Têm de começar a partir dos 18 meses." ; "Não, só a partir dos 2 anos." ; "Devemos esperar que seja a criança a decidir e a sentir-se preparada." ; "Não devemos obrigar a nada, ou só pioramos as coisas." .........
Enfim......
Não é que ela não tivesse aprendido desde cedo, só que preferia as fraldas. Por uma questão se segurança. Também tentei de tudo. Comprar cuecas  das Princesas. Dos Cars. Com cãezinhos, gatinhos e coelhinhos... Até comprei duas cuecas de menino, pois são muito mais... aconchegadas do que as das meninas. E por uns tempos, nada!


Já começava a desesperar, e a pensar que a rapariga usaria fraldas até ir para a escola!! Até que desde o Natal passado o milagre deu-se (bem, nós termos dito que o Pai Natal não trazia presentes a meninas com fraldas também deve ter ajudado, eheheheh), e ela começou a usar cuecas mais assiduamente. Hoje em dia já as usa sem problema todo o dia (aliás, é ela quem as quer usar logo que acorda), e já só usa fralda para dormir. Agora, desde o passado fim de semana que decidiu que já é grande. Passou a usar o assento para os "meninos grandes" no carro, e passou a fazer os xixis na sanita!


Com o tempo, as coisas vão se resolvendo. Se houve coisa que aprendi foi que no que diz respeito a crianças, não devemos nos exasperar. Com o tempo, a coisa vai lá.  :)

Mas....................
Desde que acordo até que me deito é:
-"Mãe, quero leite."
-"Mãe, quero jogar este e aquele jogo no computador" (Hey, não me critiquem... Às custas disso já ela sabe contar até 10 em inglês, lol)
-Mãe, quero fazer xixi" (Apesar de ir à casa de banho, tenho de ir sempre atrás dela)
-"Mãe, quero sumo."
-"Mãe, quero pintar."
-"Mãe, quero andar de baloiço."
-"Mãe, quero brincar com a água."
-"Mãe, dá-me folhas e caneta."
-"Mãe, quero usar um vestido."
-"Mãe, quero ver o Pingu na tv (quem diz Pingu, diz Pocoyo, Kipper, Bombeiro Sam, Selva sobre Rodas, Art Attack, Timon e Pumba, Casa do Mickey Mouse, Mio Mao, Macaquinho de Imitação... and so on...)  (Maldita hora que comecei a gravar os desenhos animados!)

E parecendo que não, cansa! Mentalmente. E fisicamente, pois esteja eu a fazer o que estiver, tenho de interromper tudo. 
Agora vai ser a aventura de a fazer dormir no quarto dela.
Aposto que vai dar para escrever os próximos capítulos...  :)

domingo, 14 de abril de 2013

Sonhos adiados


Hoje, em conversa com uma amiga, relembrei que o tempo passa cada vez mais depressa.
Ainda ontem parecia que eu tinha 20 anos, e daqui a pouco lá vem o meu aniversário de novo. E pior, daqui a pouco passa mais uma década! O engraçado é que interiormente me sito ainda nos 20s...

E aí relembrei de tantas coisas que já gostava de ter feito, e que invariávelmente vou adiando. Parece que toda a minha vida foi assim, adiar, esperar. E para quê? Daqui a pouco tenho 80 anos (se tiver a sorte de chegar lá), e o que vivi realmente? No ano passado tinha decidido que quando chegasse mais um aniversário, desta vez a celebração da passagem de mais uma década, faria algo especial! Nem estou falando em matéria de festa, mas EU. Fazer algo. Sozinha até. Algo como no filme "Eat. Pray. Love." Se já decidi o que fazer? Nop!! E há coisas que têm de ser organizadas com antecedência, mas... nem consigo pensar em algo "especial" o suficiente...

Por uma vez na vida gostava de fazer algo, viver algo que me faça sair da minha zona de conforto. Pronto, não sejamos tão dramáticos, nem pensar que faço paraquedismo, bungee-jumping ou outras coisas do gênero, pois esse tipo de coisas nem morta faço. Mas gostava de me redescobrir.

Se tivesse dinheiro, adorava viajar pela Irlanda. Mesmo um tour pela Republica da Irlanda. Podia ser que, tal como aconteceu com a Holly, eu entrasse num bar e me cantassem a "Galway Girl"...  :)

Cena do filme "PS: I Love You"
Claro que também iria a Galway, Kildare, e tantos outros sítios.
Depois, claro, teria de passar por Glastonbury, no UK. E se tivesse tempo, passaria pela Escócia, Wales... Enfim, teria muito para ver.

Vista de Glastonbury desde Tor.
Outra coisa que também sempre sonhei em fazer seria um cruzeiro. Não me importava muito para onde fosse, dessde que durasse no mínimo uma semana.  :) Até podia ser aquele que recria o Titanic, onde os passageiros até se vestem de acordo com a época. Isso sem, seria bestial! (Desde que não afundasse como o verdadeiro...)


Enfim... Sonhos, sonhos...
O tempo passa, vamos-nos acostumando, e acabamos por ficar nos sonhos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

NO PATIENCE...

 
Hoje estou assim. Não tenho paciência para nada! E não, não é TPM ou por causa do dia cinzento e tal, não! Mas geralmente quando acordo assim dificilmente mudo, só tende a piorar.


É o meu mal. Geralmente vou aguentando, e depois, tal como uma panela de pressão, explodo. 

Estou farta de muitas coisas. Principalmente que não entendam quando me magoam. E ainda a procissão vai no adro...
Sim, sei que já vem vindo a ser um hábito falar desse tipo de coisas assim aqui. Posso assegurar que não estou a fazer-me de coitadinha, mas como utilizo este espaço para desabafar, acabo por escrever sobre muitas coisas chatas.
Bear with me...