segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aventuras da maternidade...

Quer seja aqui ou nas redes sociais, nunca escrevo sobre a minha filha. Sinceramente, aquelas mensagens de "amo-te muito a minha filha", ou "quem tem a melhor filha do mundo tem de partilhar a imagem" parecem um bocado forçadas. Se amamos os filhos/ pais/ marido/ etc, temos de "provar" alguma coisa?? 
Bem, mas como eu ia dizendo: nunca falo, mas hoje vou falar. Porque infelizmente eles não vêm com livros de instruções (WHY??), e temos de ir aprendendo dia a dia.

Imagem retirada do Google
Ora bem, para quem acha que estar todo o dia, 24/7 com uma criança de 4 anos é "moleza", think again. Primeiro foram as cólicas. Durante uns bons meses, sempre por volta das 3:30am ela acordava. Choro e mais choro, o pai ia embala-la (sempre teve mais jeito que eu), mas claro, eu ficava acordada também. Tentávamos tudo, inclusivé o "método índio" que, até resultou umas vezes, mas depois que ela se sentia livre, acordava e vá de chorar de novo. Durante uns anos não soube o que era dormir uma noite inteira.

Depois foi toda a aventura de aprender a andar. A rapariga saíu à mãe e nunca gatinhou, que já era grande demais, e gatinhar era para bebés. A chupeta também deixou-a aos 6 meses... Eu morria de medo das quedas, mas o engraçado é que ela caíu sempre onde eu menos esperava. Até nas escadas, comigo ao lado...  :( 

Ah, e não esqueçamos as birras... Terrible 2s?? Nahh... Terrible 3s! Birras de fazer as pessoas ir às janelas ver quem estava assassinando uma criancinha. E não estou a exagerar. Uma vez uma das birras durou meia hora em plena rua. Outra foi por volta das 3am cá em casa... Birras de nos fazer exasperar e não saber o que fazer. Se tentávamos consola-la, chorava mais. Se virávamos as costas, chorava mais ainda. Se esperávamos e tentávamos ignorar, o choro não passava. E dizer o que era? Nop... Ela simplesmente descontrolava-se. Algumas pessoas até disseram que a criança devia estar possuída, que devíamos leva-la para "alguém" a ver, pois estas birras não eram normais...  :/


Depois chegou o "potty train". Oh yes, o potty train... E há tanto para falar sobre isso....
Parece que toda a gente tem uma opinião definida sobre o assunto.
"Têm de começar a partir dos 18 meses." ; "Não, só a partir dos 2 anos." ; "Devemos esperar que seja a criança a decidir e a sentir-se preparada." ; "Não devemos obrigar a nada, ou só pioramos as coisas." .........
Enfim......
Não é que ela não tivesse aprendido desde cedo, só que preferia as fraldas. Por uma questão se segurança. Também tentei de tudo. Comprar cuecas  das Princesas. Dos Cars. Com cãezinhos, gatinhos e coelhinhos... Até comprei duas cuecas de menino, pois são muito mais... aconchegadas do que as das meninas. E por uns tempos, nada!


Já começava a desesperar, e a pensar que a rapariga usaria fraldas até ir para a escola!! Até que desde o Natal passado o milagre deu-se (bem, nós termos dito que o Pai Natal não trazia presentes a meninas com fraldas também deve ter ajudado, eheheheh), e ela começou a usar cuecas mais assiduamente. Hoje em dia já as usa sem problema todo o dia (aliás, é ela quem as quer usar logo que acorda), e já só usa fralda para dormir. Agora, desde o passado fim de semana que decidiu que já é grande. Passou a usar o assento para os "meninos grandes" no carro, e passou a fazer os xixis na sanita!


Com o tempo, as coisas vão se resolvendo. Se houve coisa que aprendi foi que no que diz respeito a crianças, não devemos nos exasperar. Com o tempo, a coisa vai lá.  :)

Mas....................
Desde que acordo até que me deito é:
-"Mãe, quero leite."
-"Mãe, quero jogar este e aquele jogo no computador" (Hey, não me critiquem... Às custas disso já ela sabe contar até 10 em inglês, lol)
-Mãe, quero fazer xixi" (Apesar de ir à casa de banho, tenho de ir sempre atrás dela)
-"Mãe, quero sumo."
-"Mãe, quero pintar."
-"Mãe, quero andar de baloiço."
-"Mãe, quero brincar com a água."
-"Mãe, dá-me folhas e caneta."
-"Mãe, quero usar um vestido."
-"Mãe, quero ver o Pingu na tv (quem diz Pingu, diz Pocoyo, Kipper, Bombeiro Sam, Selva sobre Rodas, Art Attack, Timon e Pumba, Casa do Mickey Mouse, Mio Mao, Macaquinho de Imitação... and so on...)  (Maldita hora que comecei a gravar os desenhos animados!)

E parecendo que não, cansa! Mentalmente. E fisicamente, pois esteja eu a fazer o que estiver, tenho de interromper tudo. 
Agora vai ser a aventura de a fazer dormir no quarto dela.
Aposto que vai dar para escrever os próximos capítulos...  :)

Sem comentários: