terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Imbolc


E eis que chega Imbolc. O dia da minha Deusa Brighid (ou Brigid, Brigit...). E digo "minha Deusa" porquê? Bem, não sei explicar muito bem o motivo, nestas coisas ou sentimos ou não, e foi o que aconteceu comigo. Desde há uns meses para cá, que tenho vindo a sentir uma enorme afinidade com esta Deusa. Também é conhecida como Saint Brigid of Kildare, pois este sabath começou na "minha" Irlanda, e lá há também um mosteiro com o fogo eterno de Brighid. Mas vamos a um pouco de história...  ;-p

Imbolc ocorre seis semanas após o Yule (ou Natal), simblizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e a sua transformação em donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brigida e o seu santuário foi transformado num mosteiro de freiras. Brighid era uma Deusa tripla regente da inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade), e da metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou activavam o Fogo Criador. Na véspera do ritual, todos os fogos e luzes da casa são apagados em honra de Brighit e são acesos no dia seguinte, na aurora, a partir da tocha que representa a Chama Sagrada de Brighit. Trata-se de um belíssimo ritual, já que é costume que esta tocha seja acesa pela pessoa mais jovem da casa. 

Na maioria das Tradições da Wicca, nesta data, são feitas as Iniciações dos novos adeptos e as Confirmações das Sacerdotisas. Por ser Brighid uma Deusa da cura, padroeira das Fontes Sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas Fontes a ela consagradas. Até hoje, em certos lugares da Grã-Bretanha e Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas Fontes Sagradas, actualmente dedicadas a Maria ou às santas católicas, orando para obter a cura de seus males. 

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projectos, pela iniciação num caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

Sem comentários: