segunda-feira, 28 de março de 2011

Novos caminhos


"Deusa Brighid"- Imagem retirada do Google.

E eis que me tornei uma "flame keeper". E o que é isto, perguntarão vocês? Bem, há uma tradição antiga que em Kildare há uma chama que nunca se apaga, pois 19 sacerdotizas cuidam dessa chama todos os dias (uma por dia). E reza a lenda que no vigésimo dia, é a própria Brighid que cuida da chama. Ora acontece que por muitos e muitos anos, essa tradição manteve-se, até que, como aconteceu com muitos Deuses e tradições pagãs, aqui também houve uma "cristianização". Ou seja, a Deusa foi transformada em Santa, as sacerdotizas em monjas, e por cima do templo foi construida uma abadia. E há uns anos, essa chama foi reacendida.
Bem, não sei explicar como nem porquê, mas como já aqui escrevi antes, mas Brighid tocou-me. Há uma afinidade cada vez maior, e por acaso (ou não), achei o Ord Brighideach, onde há vários grupos de 19 pessoas, de imensos países (se bem que desconfio que sou a única portuguesa por lá), que continuam a tradição. De 20 em 20 dias cuidam da chama de Brighid. A minha primeira vez será no dia 2 de Abril. Não vejo a hora....  :-)
Também, e durante o processo, conheci uma sacerdotiza linda, que vive em Glastonbury, dedicada ela também a Brighid. Um dia coloco por cá uma foto dela, para verem. Será que o mestre finalmente apareceu..?  ;-)

Sem comentários: