quarta-feira, 9 de março de 2011

Pano para mangas...


É indiscutível que cada país tem a sua cultura e o seu modo de pensar. Assim como há pessoas que têm personalidades diferentes, também há culturas diferentes. O que é normal. E aceitável. O complicado parece ser aceitarmos o modo de vida do nosso vizinho, pois não é igual ao nosso…
Desde que tenho acesso à net que tenho vindo a aprender novas coisas e novos modos de vida que existem por aí. E se no início ainda fiquei meio “chocada” com algumas coisas que aprendi, nesta altura já nada me surpreende. Sério. Sou seguidora de alguns blogs americanos. E hoje achei mais um que gostei imenso, e mais uma vez deu-me para pensar… Ora este blog é lindo (pensavam que eu ia criticar, era? lol), e fala de uma realidade crescente nos EUA, o das SAHM (stay at home moms), vulgo “donas de casa”. Mas não donas de casa que o são obrigadas, no no. Donas de casa porque o escolhem ser. E reconheço que esta escolha levanta alguns sobrolhos a muito boa gente.
Há sempre a ideia que quem está em casa não faz nada. Bem, não sei se é do meu espírito contraditório, mas sempre escolhi coisas que a maioria das pessoas não escolheria. Sempre disse que preferiria as cesarianas aos partos normais (e claro que me bombardearam com “é o caminho mais fácil, mulher que é mulher tem de ter partos normais”), sempre defendi a liberalização do aborto e eutanásia (mais um choque para quem me lia/ouvia), e mais tarde, depois de algumas peripécias, assumi-me como dona de casa, e isto sem culpa ou vergonha.
Sim, porque quando encontramos amigos ou conhecidos, vem sempre à baila o “Então o que fazes?”. E, ao ouvirem ”Estou em casa”, há sempre caras estranhas, como se tivessemos dito que somos extra-terrestres,  e o assunto acaba por ali. E nós é que acabamos por ficar cheias de vergonha, como se fossemos inferiores. Mas porque haveríamos de ter vergonha de cuidar dos nossos filhos em vez de os obrigar a acordar às seis da manhã para outros terem de cuidar deles? Ou de estar em casa a cuidar de coisas tão simples como as refeições ou cuidar da roupa? Pode parecer para algumas pessoas algo redundante, mas não o é. Não há horários, o que significa que estamos “de serviço” desde que acordamos até quando nos vamos deitar. E isto é verdade principalmente para quem tem filhos pequenos…
Até foi realizado um estudo que prova que ficar em casa é um equivalente a ter dois traballhos  a tempo inteiro. Também tenho as minhas teorias sobre educação, e a crescente falta de respeito pelos pais, educadores e afins. Se antes havia um exagero de disciplina por parte dos professores, hoje em dia há uma total rebeldia por parte dos alunos, e a aparente falta de atitude por parte dos professores, porque se derem um estalo numa criancinha ainda são capazes de levar uma coça dos pais. Mas o que é isto?? Sempre ouvi dizer que nem 8 nem 80 e realmente tem de haver um equilibrio.
Talvez por isso me sinta tão atraida pelos anos 40/50. Não sou perfeita, longe disso…. Mas tenho o direito de escolher onde quero aplicar a minha liberdade, e sinceramente, a esta altura do campeonato, já nem me importo com a opinião alheia… Quero é ser feliz, que daqui a pouco estou com mais um ano na “bagageira”, e o tempo passa demasiado depressa…..

Sem comentários: