quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Perdem mais do que ganham.....

Sou Facebookiana assumida. Sigo várias páginas de associações caninas, canis, escolas de treino, etc. Acho que toda a gente que faz um trabalho por paixão, faz um bom trabalho. No entanto, há certas atitudes que só desprestigiam certas pessoas. E quando essas pessoas estão ligadas a uma escola de treino canino (como é o caso que vou relatar), pior ainda.

Passo a explicar: uma escola de treino canino aqui bem perto de mim (não vou mencionar o nome, mas posso dizer que se situa no Barlavento Algarvio) colocou um vídeo sobre o Cesar Millan, afirmando que o senhor maltrata os cães, que usa métodos pouco convencionais, enfim.. já dá para perceber.

Eu entendo que nem todos gostem do Cesar, não se pode agradar a gregos e troianos, sejamos famosos ou não. Mas colocar um video faccioso, tirado do YouTube e já editado por pessoas que o criticam, e colocar uma frase que, passo a citar: "Super Adestrador! ahahah! e depois admiram-se que os cães ficam agressivos com métodos à la macho man...". Isto vindo de uma escola de treino canino... Eu não conheço o trabalho dessa escola, se é bom ou mau, mas vendo isto só me fez deixar de ter credibilidade na mesma. Para mim, uma pessoa ou instituição que não se concentra no seu trabalho e degrine ou demais, tentando convencer os demais que "nós somos os bons e os outros não prestam", só me faz deixar de ter respeito por quem o escreve. Uma coisa é apresentar  factos, outra é colocar videozinhos qual crianças. 


É incrivel a dor de cotovelo que algumas pessoas têm. Cá e em todo o lado. Antes o Cesar Millan era um super adestrador! Amigo dos animais! Desde que ganhou imenso dinheiro com um anuncio à Frontline, que passou a ter imensos inimigos. Passou a não saber educar os cães. A maltratar! Sim, porque um Mexicano a fazer sucesso e milhões nos EUA, dá muita dor de cotovelo a muita boa gente por aí.

Treinar cães subornando com petiscos não é ao meu ver mudança real de conduta. Só se muda um mau comportamento com amor, mas amor não é ausência de firmeza ou correcção, amor é ausência de violência em todas as suas formas e quem conhece o trabalho do Cesar sabe seguramente que ele é amoroso, calmo, carinhoso e firme.

Obviamente que se toda a gente começar a treinar os seus cães com alguns dos métodos do Cesar, as escolinhas de treino canino deixam de ter alunos, não é..? Logo, deixam de ganhar o seu também. Ah pois... Venham agora duzer-me que SÓ se preocupam com o bem estar animal e tal...

Sem comentários: